Acha-se em vigor um novo serviço de atendimento ao público por meio do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde de Goiás (NUTTs). Trata-se da oferta de Retinografia Eletiva do Programa Permanente de Detecção das Principais Causas de Cegueira, que envolve as seguintes doenças: Catarata, Retinopatia Diabética, Degeneração Macular e Glaucoma. Esse Programa possibilita a realização de exames de Retinografias em pacientes por demanda eletiva dos municípios vinculados ao sistema Telessaúde.
O Programa visa atender, na triagem, especialmente pacientes diabéticos com idade a partir de 12 anos, ou maiores 45 anos com queixas de avaliação ocular. A prioridade, segundo as metas do programa, é atender os municípios com baixa demografia e que disponham de poucos recursos para a contrapartida de custeio do traslado e hospedagem para a equipe técnica do atendimento.
Os municípios de Abadiânia e Alvorada do Norte são os primeiros a demandar esse novo serviço, que se realizará por Retinografia Eletiva. O procedimento dos municípios interessados consiste na atuação mediante traslado habitual das Secretarias Municipais de Saúde dos pacientes, unidades de referência em Goiânia, quando esses pacientes são então encaminhados ao NUTTs para realização dos exames.
Na prática, para acesso ao Programa de Detecção das Principais Causas de Cegueira, o Coordenador do Telessaúde Municipal solicita agendamento via formulário de requisição pelo site www.tele.medicina.ufg.br e a partir daí, deve aguardar a autorização do agendamento pelo NUTTs. Depois disso, o município encaminha o paciente ao Núcleo para a realização dos exames, conforme data e horário de agendamento.
Feitos os exames, deve-se aguardar o diagnóstico especializado do Telessaúde, com acesso do login do Coordenador de Telessaúde local. O atendimento do NUTTs a todos os pacientes é totalmente gratuito e acontece em todos os dias úteis, das 8h às 16 horas, mas sempre via agendamento prévio.