Inauguração de Serviços de Teleoftalmologia por Retinografia Eletiva

Home Noticias Visualizar

Publicado em: 31/01/2018
Nº Visualizações: 899


Inauguração de Serviços de Teleoftalmologia por Retinografia Eletiva

           Acha-se em vigor um novo serviço de atendimento ao público por meio do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde de Goiás (NUTTs). Trata-se da oferta de Retinografia Eletiva do Programa Permanente de Detecção das Principais Causas de Cegueira, que envolve as seguintes doenças: Catarata, Retinopatia  Diabética, Degeneração Macular e Glaucoma. Esse  Programa  possibilita a realização de exames de Retinografias  em pacientes por demanda eletiva dos municípios vinculados ao sistema Telessaúde.

              O Programa visa atender, na triagem, especialmente  pacientes diabéticos com idade a partir de 12 anos, ou maiores 45 anos com queixas de avaliação ocular. A prioridade, segundo as metas do programa, é  atender os municípios com baixa demografia e que disponham de poucos recursos para a contrapartida de custeio do traslado e hospedagem para a equipe  técnica   do atendimento.

              Os municípios de Abadiânia e Alvorada do Norte   são os primeiros a demandar esse novo serviço, que se realizará por Retinografia Eletiva. O procedimento dos municípios interessados consiste na atuação mediante  traslado habitual das Secretarias Municipais de Saúde  dos pacientes, unidades de referência em Goiânia, quando esses pacientes  são então encaminhados ao NUTTs para realização dos exames.

            Na prática, para acesso ao Programa  de Detecção das Principais Causas de Cegueira, o Coordenador do Telessaúde Municipal solicita agendamento via formulário de requisição pelo site  www.tele.medicina.ufg.br  e a partir daí, deve aguardar a autorização do agendamento  pelo NUTTs.  Depois disso, o município  encaminha o paciente ao Núcleo para a realização dos exames, conforme data e horário de agendamento.

               Feitos os exames, deve-se aguardar o diagnóstico especializado do Telessaúde, com acesso do login do Coordenador de Telessaúde local.  O atendimento do NUTTs  a todos os pacientes é totalmente gratuito e acontece  em todos os dias úteis, das 8h às 16 horas, mas sempre via agendamento prévio.





voltar

0 Comentários



Nossa Missão

Levar assistência e promover educação permanente aos profissionais lotados nas Unidades de Saúde, independentemente de sua localização, fomentando o acolhimento, diagnóstico e conduta terapêutica através de tecnologia de informação e comunicação, de forma ética e eficaz, buscando melhorar a qualidade da assistência local e reduzir o número e qualificar os encaminhamentos para as unidades de referência.