Telessaúde - Como Aderir


Quem pode aderir? 

Todo município do Estado de Goiás pode solicitar sua adesão, que é gratuita.

Uma vez estando o município aderido, também podem solicitar adesão as Unidades de saúde vinculadas ao Sistema Único de Saúde deste município.


Passos para Adesão 

A adesão ao Programa é realizada gratuitamente, solicitada através de um ofício enviado aos NUTT's - Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFG - aos cuidados do Coordenador, Prof. Dr. Alexandre Taleb, que notificará ao Ministério da Saúde a adesão mediante o atendimento dos requisitos abaixo:

1- Disponibilizar para a Unidade/Equipe de Saúde da Família, conexão à internet (mínimo de 600kbps de velocidade) e um computador (com webcam, microfone e caixas de som):

Informar no ofício o endereço, nome da Unidade e CNES da Unidade que será Ponto Telessaúde.  

Retorno ao Núcleo: Enviar cópia ao Núcleo do comprovante de endereço das Unidades que serão Telessaúde. 

2- Definir os responsáveis para cuidar do Programa Telessaúde, no município. Informar no ofício a nomeação dos profissionais com nome completo, e-mail e telefone fixo e móvel de contato:

2.1- Coordenador Responsável pelo Telessaúde no Município: que pode ser o Coordenador do PSF/APS do município (será o contato primário e responsável por fornecer informações que serão solicitadas esporadicamente pelo Núcleo).
2.2- Coordenador Responsável pelo Telessaúde na UBS: sugerimos que seja a enfermeira da Unidade para orientar e acompanhar os usuários nas atividades programadas pelo Núcleo.
2.3- Técnico de Informática Responsável pelo Suporte do Telessaúde no município: para dar suporte na área técnica e realizar testes de conexão. Este poderá ser o técnico que já fornece suporte para a Secretaria ou Prefeitura.
2.4- Técnico  Responsável pela Regulação no município: para dar suporte na área técnica na implantação do Telessaúde na Regulação. 


3- Responder o formulário de regulamentação do ponto Telessaúde Brasil Redes:

Formulário: disponível aqui
Preenchimento: O Coordenador Telessaúde deverá responder informações sobre o Ponto. 
Retorno ao Núcleo: Encaminhar o documento via e-mail contato@telemedicina.med.br 


4- Coletar assinaturas no Contrato de Adesão ao Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes - Núcleo Goiás (Obs. Apenas 1 para o município):

Contrato de Adesão: disponível aqui.
Preenchimento: rubricar todas as vias e a última página assinar por extenso e carimbar.
Quem deve assinar? Prefeito do Município, Secretário (a) Municipal de Saúde e Coordenador do Telessaúde no local.
Retorno ao Núcleo: Entregar ao Núcleo o documento físico, pelo correio ou por motorista.


5- Realizar o teste de conexão para registrar a velocidade disponibilizada nas Unidades Telessaúde. Velocidade mínima sugerida 600 kbps:

Teste de Conexão: semestralmente ou a qualquer alteração;
Para atendimento: acesse o  Helpdesk e agende o teste para qualificar a velocidade da internet (testando a transmissão de imagem e som).

6- Enviar fotos que comprovem a existência e ativação do Programa nas Unidades;

6.1- do Secretário(a) Municipal de Saúde e Coordenador(a) do Telessaúde no município,
6.2- da Equipe de Saúde da Família (na sala com o computador disponível para Telessaúde),
6.3- da Unidade Telessaúde (fachada),

Retorno ao Núcleo: Encaminhar fotos via e-mail contato@telemedicina.med.br

Orientações Gerais:

Atribuições do Coordenador Telessaúde:

1- Divulgação do Programa.
2- Liberação e Exclusão de Login de usuário.
3- Intermédio de informações ao Núcleo. 

Atividades do Coordenador Telessaúde: 

  • O Coordenador Telessaúde local deverá ser responsável por divulgar o Programa Telessaúde através de treinamentos internos, atentando para a rotatividade de profissionais. Poderá solicitar treinamento pelo Núcleo e também organizar capacitações via webconferência para que técnicos do Núcleo capacitem suas equipes. 
  • Deverá auxiliar e garantir o cadastramento de todos os profissionais da saúde pública e principalmente dos vinculados à Unidade que se nomeia sede Telessaúde. 
  • É responsável pela confirmação de profissionais para liberação do login, sempre que receber em seu e-mail aviso de solicitação de login enviado pelo NUTT’s.
  • Profissionais que exonerarem dos serviços de saúde pública, também deverão ser informados à equipe do NUTT’s para exclusão do login
      Uma vez acordada a adesão, o município poderá solicitar agendamento de treinamento de integração sobre os serviços Telessaúde. 

Sejam bem vindos!!!

 

Nossa Missão

Levar assistência e promover educação permanente aos profissionais lotados nas Unidades de Saúde, independentemente de sua localização, fomentando o acolhimento, diagnóstico e conduta terapêutica através de tecnologia de informação e comunicação, de forma ética e eficaz, buscando melhorar a qualidade da assistência local e reduzir o número e qualificar os encaminhamentos para as unidades de referência.