Iniciativa de Telessaúde Leva Exames de Retinografia a Comunidades Indígenas

Home Noticias Visualizar

Publicado em: 26/06/2024
Nº Visualizações: 55


O Núcleo de Telessaúde e Telemedicina de Goiàs da Faculdade de Medicina UFG participou nos dia 10/06 a de uma iniciativa junto à equipe da Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi) do Ministério da Saúde com o objetivo de realizar exames de retinografia a distritos  localizados em territórios indígenas. 
O Colaborador Diego André, representou o Núcleo Goiás UFG, em uma viagem para São Félix do Araguaia, cidade próxima ao território indígena Parque do Araguaia, localizado entre o Tocantins e o Mato Grosso, participou do processo de capacitação das equipes de profissionais da saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), que atuam em Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).
O projeto faz parte do processo de implementação da Estratégia de Telessaúde e Telemedicina do Programa SUS Digital do Ministério da Saúde. Um dos objetivos do programa é fortalecer a saúde digital para atendimento de povos originários e populações negligenciadas, vulneráveis e geograficamente isoladas em todo o País.
A Seidigi, por meio do Departamento de Saúde Digital e Inovação, vem realizando conversas com os DSEI para levar a telessaúde aos territórios indígenas, o objetivo da iniciativa é facilitar a interação dos profissionais de saúde com as tecnologias de oftalmologia, especialmente aqueles que atuam em áreas de difícil acesso.
A Telemedicina  é a forma de promoção da saúde através da utilização de tecnologias de comunicação a distância. No caso dos DSEI, a TS possibilita que as unidades locais de saúde façam exames e os enviem remotamente para unidades maiores, onde os resultados são analisados e voltam para as unidades locais, dispensando o deslocamento do paciente. Outro fator é a possibilidade de profissionais residentes receberem instruções por meio da internet, acelerando diagnósticos e o início dos tratamentos.

 




voltar

Comentários


Nenhum Comentário ainda, seja o primeiro!

Nossa Missão

Levar assistência e promover educação permanente aos profissionais lotados nas Unidades de Saúde, independentemente de sua localização, fomentando o acolhimento, diagnóstico e conduta terapêutica através de tecnologia de informação e comunicação, de forma ética e eficaz, buscando melhorar a qualidade da assistência local e reduzir o número e qualificar os encaminhamentos para as unidades de referência.