Gestão Pública em Saúde


Gestão Pública em Saúde

O que é?

O Telessaúde na Gestão Pública é um mediador de Políticas Públicas Nacionais e Estaduais de defesa da saúde voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros. Formando redes de serviços operacionalizados através de plataforma virtual multicêntrica apoiando com ações estratégicas as esferas de gestão da saúde pública e profissionais de saúde.

Portfólio

1-Consultoria em Telessaúde – PROJETO MONITOR

O que é?

O Projeto Monitor é um projeto pioneiro do Telessaúde Goiás que visa orientar consultoria personalizada para o município, auxiliando na maximização da utilização dos serviços ofertados pelo Telessaúde.

A partir da pactuação de metas com os gestores municipais, faz-se acompanhamento semanal, mensal e anual motivando os resultados obtidos e premiando as metas atingidas.

Benefícios

Alguns benefícios do projeto monitor para o município:

  • Melhor visibilidade dos gestores no município para com a população;
  • Otimização dos recursos com diminuição dos encaminhamentos;
  • Instituir ações que permitam melhorar a qualidade de vida para toda população do município.

Missão

Maximizar a utilização dos benefícios ofertados pelo telessaúde, impactando a qualidade de vida da população

Objetivo

Implantar metas de redução de encaminhamentos de pacientes para outros centros urbanos e de utilização dos serviços ofertados pelo Telessaúde;
O monitorando destas, gerará informação ao gestor municipal com suporte de ajustes para alcançar os resultados pretendidos. 

Passos para adesão

  1. Município envia oficio informando do interesse em participar do Projeto Monitor.
  2. Telessaúde agenda data de reunião para pactuar: plano de ação, metas e forma de trabalho. Presença obrigatória do(a) secretário(a) de saúde,  coordenador(a) telessaúde e coordenador(a) do projeto monitor.
  3. Município elege um colaborador para coordenador do projeto. Perfil do profissional: comprometido(a) e líder.
  4. Reunião de pactuação e metas definidas.
  5. Município envia Termo de Adesão ao projeto

Quem Pode Solicitar?

Secretarias Municipais de Saúde e profissionais da regulação municipal vinculados ao Programa Telessaúde.

2-Telessaúde na Regulação - Gestão da fila de espera 

O que é?

Seleção de prontuários com perfil Telessaúde (isso é, prontuários de casos que foram para regulação indicados para procedimentos de consulta clinica), para postar de maneira virtual, desafogando a fila de espera e reduzindo custos do município. 

Quem Pode Solicitar?

Secretarias Municipais de Saúde e profissionais da regulação municipal vinculados ao Programa Telessaúde.

Áreas atendidas?

Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Assistência Social, Terapia Ocupacional, Veterinária em Saúde Pública, Educação Física e Gestão Pública em saúde.

3-Orientação em dúvidas de gestão pública através de Teleconsultoria

O que é?

Orientação de dúvidas em processos de trabalho para educação permanente em áreas diversas de gestão pública através do Prontuário Eletrônico. 

Quem Pode Solicitar?

Todos os gestores e profissionais ligados aos serviços administrativos e de saúde do SUS vinculados ao programa ao Telessaúde Goiás.

Áreas atendidas?

  1. Gestão Pública; 
  2. UBS – Construção, Reforma e Ampliação;  
  3. NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Academia da Saúde;
  4. Consultoria na Rua;  
  5. Melhor em Casa;  
  6. Programa Requalifica UBS; 
  7. PMAQ – Programa de Qualidade da Atenção Básica; 
  8. PSE – Programa de Saúde na Escola;
  9. ACS – Legislação Técnica; 
  10. Gestão Pública em Psicologia Clínica; 
  11. Gestão Pública para o profissional do sistema Sócio  Educativo;
  12. Psicologia Clínica para o adolescente em acompanhamento Sócio Educativo.

4-Siga Bebê

O que é?

Oferta de serviços assistencial e educacional de apoio ao Projeto Estadual SIGA Bebê e o SIGA Mamãe parte de atenção pré-natal  do “SIGA Saúde Goiás”, procedimentos da atenção primária do SUS.  Por meio de Prontuário Eletrônico para teleconsultorias que visam acompanhar a gestante e o bebê, no primeiro ano de vida, atendidos pela rede pública. 

Público Alvo?

Secretarias Municipais de Saúde, profissionais vinculados ao projeto  Siga Bebê e Profissionais de saúde.

5-Telessaúde na Escola

O que é?

Oferta de serviços Telessaúde como a Teleassistência e a Tele-educação para o público das escolas, apoiando a implementação do Programa Saúde na Escola (PSE) e a Política Nacional de Promoção da saúde no âmbito das Escolas.  

Objetivo?

Proporcionar apoio e integrar gestores e trabalhadores das escolas da rede pública de ensino ao NUTT’s - Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFG e estimular o desenvolvimento de projetos de promoção da saúde nas escolas. Contribuindo para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção, e atenção à saúde no âmbito do território de responsabilidades das escolas e das equipes da Estratégia saúde da Família – UBS/ESF; com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens. 

Público Alvo?

Trabalhadores e gestores das Secretarias Municipais de Educação e da Saúde e profissionais vinculados ao PSE.


Nossa Missão

Levar assistência e promover educação permanente aos profissionais lotados nas Unidades de Saúde, independentemente de sua localização, fomentando o acolhimento, diagnóstico e conduta terapêutica através de tecnologia de informação e comunicação, de forma ética e eficaz, buscando melhorar a qualidade da assistência local e reduzir o número e qualificar os encaminhamentos para as unidades de referência.