Projeto Monitor


Projeto Monitor

O que é?

O Projeto Monitor é um projeto pioneiro do Telessaúde Goiás que visa orientar consultoria personalizada para o município, auxiliando na maximização da utilização dos serviços ofertados pelo Telessaúde.

A partir da pactuação de metas com os gestores municipais, faz-se acompanhamento semanal, mensal e anual motivando os resultados obtidos e premiando as metas atingidas.

Serviços realizados

Capacitação

Neste serviço, nós vamos até o município e realizamos capacitação dos profissionais, em loco, para utilização dos recursos do Telessaúde, além de motivar a utilização dos mesmos em nossas ferramentas.

Busca ativa de demandas

É feito um levantamento, junto com os gestores municipais de saúde, de toda a sua fila de espera da regulação, que contenham demanda de casos clínicos/eletivos. Com esse levantamento em mãos, é feito um planejamento com os gestores para que esses casos que estão aguardando atendimento sejam transcritos para o programa Telessaúde, tendo assim uma orientação dentro de até 72 horas para os profissionais de saúde que acompanham o caso no município.

Políticas de saúde

O Telessaúde pode fazer parte das políticas de saúde municipais, estando dentro do fluxo de regulação e também como ferramenta de ensino a distância.

Incentivo profissional

O incentivo profissional é uma sugestão do Telessaúde ao gestor de saúde, para que seus profissionais façam melhor utilização do programa como um todo. Através disso instituímos metas individuais por mês para cada colaborador, para o mesmo obter direito ao incentivo.

Acompanhamento mensal de utilização e metas

É realizado um acompanhamento mensal das utilização e metas do município, sendo informado diretamente ao gestor de saúde responsável pelo Telessaúde no município, evidenciando a economia de recursos que se obteve ao utilizar o programa.

Benefícios

Alguns benefícios do projeto monitor para o município:

  • Melhor visibilidade dos gestores e profissionais de saúde no município para com a população;
  • Otimização dos recursos com diminuição dos encaminhamentos;
  • Instituir ações que permitam melhorar a qualidade de vida para toda população do município.

Missão

Maximizar a utilização dos benefícios ofertados pelo Telessaúde, impactando a qualidade de vida da população.

Objetivo

Implantar metas de redução de encaminhamentos de pacientes para outros centros urbanos e de utilização dos serviços ofertados pelo Telessaúde;
O monitorando destas, gerará informação ao gestor municipal com suporte de ajustes para alcançar os resultados pretendidos. 

Passos para adesão

  1. Município envia oficio informando do interesse em participar do Projeto Monitor.
  2. Telessaúde agenda data de reunião para pactuar: plano de ação, metas e forma de trabalho. Presença obrigatória do(a) secretário(a) de saúde, coordenador(a) Telessaúde e coordenador(a) do projeto monitor.
  3. Município elege um colaborador para coordenador do projeto. Perfil do profissional: comprometido(a) e líder.
  4. Reunião de pactuação e metas definidas.
  5. Município envia Termo de Adesão ao projeto.

Serviços