NUTTs é destaque no 8º Congresso Brasileiro de Telemedicina


Publicado em: 31/01/2018
Nº Visualizações: 1482


NUTTs é destaque no 8º Congresso Brasileiro de Telemedicina

O Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (NUTTs) foi destaque no 80 Congresso Brasileiro de Telemedicina e Saúde, realizado em Gramado (RS), no período de 14 a 17 de novembro último. O coordenador geral do Núcleo, Professor Doutor Alexandre Taleb, foi um dos palestrantes e fez sua apresentação dentro do painel "Teleoftalmologia"que aconteceu no último dia do evento. Foram três os principais pontos de destaque de participação do NUTTs/Goiás no Congresso.

O primeiro foi durante a programação do pré - Congresso, no Seminário Nacional do Programa Telessaúde Brasil Redes, no dia 15 de novembro, quando se fez homenagem aos Núcleos de Telessaúde do país, com entrega de certificado em reconhecimento pela Coordenação Nacional do Telessaúde Brasil Redes. Na oportunidade, a coordenadora do Programa Nacional de Telessaúde, Marília Tolentino, entregou ao Professor Alexandre Taleb certificado comemorando os dez anos de contribuição do Núcleo Goiás nas ações de Telessaúde que integram o Programa em todo o País, no período de 2007 a 2017.

O segundo ponto de destaque do NUTTs/Goiás aconteceu em painel realizado no dia 16 de novembro sobre "Experiências Exitosas" , quando o coordenador, Professor Alexandre Taleb, apresentou as Experiências Desenvolvidas, as Expectativas Registradas e as Atividades implantadas, além dos Avanços Contabilizados desde a criação do Núcleo/Goiás durante os IO anos de seu funcionamento, instalado em 2007. Vale registrar que o NUTTs/Goiás, que é vinculado à UFG, foi um dos nove pioneiros implantados pelo Ministério da Saúde.

Outro destaque no evento foi a participação do Doutor Alexandre Taleb no painel "Teleoftalmologia", para apresentar o novo serviço dessa área específica aqui implementado. Ele mostrou a experiência do Telediagnóstico para Exames de Refração Remota, uma novidade lançada pelo NUTTs/Goiás com possibilidade de ampliação do atendimento por meio de equipamento de tecnologia móvel, que possibilita diagnóstico à distância em Unidades de Saúde. Esse equipamento é operado por oftalmologistas dos NUTTs e possibilita o diagnóstico de erros refracionais para médicos generalistas de forma online e à distância.





voltar

Comentários


Nenhum Comentário ainda, seja o primeiro!

Nossa Missão

Levar assistência e promover educação permanente aos profissionais lotados nas Unidades de Saúde, independentemente de sua localização, fomentando o acolhimento, diagnóstico e conduta terapêutica através de tecnologia de informação e comunicação, de forma ética e eficaz, buscando melhorar a qualidade da assistência local e reduzir o número e qualificar os encaminhamentos para as unidades de referência.